Skip to content

Farmacotécnica - Farmácia de Manipulação

Default color brown color green color red color blue color
 
Você está aqui: Home arrow Para Médicos arrow Ortomolecular
Skip to content

Entrar






Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Ortomolecular PDF Imprimir E-mail
Ortomolecular
Picnogenol
 
    Composto extraído da Pinus maritima, o Picnogenol possui atividade anti-oxidante sobre as células endoteliais e epiteliais.


O que é Picnogenol ?

     Picnogenol é uma marca registrada para o extrato natural da Pinus maritima, planta que cresce ao longo da costa sudeste da França.
     Em sua composição, encontramos grandes concentrações de procianidinas e no mínimo 17 % de ácidos orgânicos, tais como glicosídeos fenólicos e ésteres de ácido vanílico, ferúlico, paraidroxibenzoico, cafeico e gálico ligados à glicose e taxifolina.

Mecanismo de ação

     Os ácidos orgânicos ligados a glicose são altamente biodisponíveis e entre outros benefícios, agem como anti-inflamatórios e antiespasmódicos. O ácido cafeico por exemplo, reduz a toxicidade hepática a certos componentes e ajuda nos processos de manutenção e desintoxicação hepática. Também o ácido cafeico e ferúlico impedem a formação de compostos nitrosos, que são potentes carcinógenos, no trato intestinal.
    Testes in vitro mostraram que o Picnogenol é capaz de inibir a peroxidação lipídica e reduzir a citotoxicidade induzida por raios UVB além de neutralizar radicais superóxidos provenientes do sistema xantina-xantina oxidase.
    Este deve ser o efeito protetor que o Picnogenol exerce nas células epiteliais contra os danos causados por esse tipo de radiação, bem como nas células endoteliais que são as mais danificadas por radicais superóxido provenientes de reações bioquímicas e imunológicas. As proantocinidinas do Picnogenol são muito mais efetivas no aumento da resistência capilar quando comparados a outros flavonóides.

Indicações:

    Essa capacidade de neutralizar os radicais livres, confere ao produto caráter preventivo no combate a doenças como câncer, aterosclerose e outras doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, bem como o envelhecimento precoce. Atua também como fotoprotetor por inibir os efeitos nocivos da radiação UVB.
Vantagens. Fazendo-se uso de Picnogenol, além do benefício com a ação das proantocianidinas, pode-se obter vantagens dos ácidos orgânicos presentes em sua composição. O produto tem se mostrado mais efetivo, como antioxidante, que as próprias vitaminas E e C. Além disso, o Picnogenol também é capaz de aumentar sinergicamente as funções desses nutrientes quando utilizados conjuntamente.

Contra-Indicações:

Não encontradas.

Informações Complementares:

     Amostras de Picnogenol estão sendo testadas por mais de 8 anos em relação ao seu conteúdo de proantocianidinas. Os resultados tem mostrado que neste período, praticamente não houve perda na potência dessas substâncias ( < 1% / ano ).
Formulações
Picnogenol 90 mg
Fosfatidilserina 200 mg
Vitamina E 200 UI
Selênio Complex 25 mcg
Zinco Quelado 10 mg
Vitamina C 200 mg


Uso:

Tomar uma dose ao dia, conforme critério médico.

Indicações:

Estresse, tratamento de atividades cognitivas, memória, artrite e problemas circulatórios.

 

imagem06.jpg

 
Próximo >